Ola amantes de dinos fortes hoje irei postar sobre o 3 dino encontrado no Brasil ele se chama Unaysaurus tolentinoi confiram:
Unaysaurus é um género de dinossauro Sauropodomorpha, e é um dos mais antigos dinossauros conhecidos. Foi descoberto no Sul do Brasil, no geoparque da paleorrota em 1998, e foi anunciado em uma coletiva de imprensa em 2004. Um membro de um grupo de dinossauros herbívoros conhecidos como Prosauropoda, que está estreitamente ligado a um dinossauro encontrado na Alemanha, o que indica que ele foi uma espécie que se espalhou com relativamente facilidade pelo supercontinente Pangéia.
Como a maioria dos primeiros dinossauros, o unaissauro era relativamente pequeno, e andava sobre duas pernas (bípede). Tinha apenas 2,5 metrosde comprimento, 70 a 80 centímetros de altura e pesava cerca de 70 kg.
O fóssil do unaissauro está bem conservado. Eles consistem de um crânio quase completo, com uma mandíbula inferior, e um esqueleto parcial com muitos dos ossos ainda ligados uns aos outros na sua posição natural. É um dos esqueletos e crânio de dinossauro mais completo, já encontrados no Brasil.
O Unaissauro viveu há cerca de 200 a 225 milhões de anos atrás, no Carniano, final do período Triássico. Foi encontrado na Formação Caturrita. Foi descoberto no Sítio Paleontológico de Água Negra, em São Martinho da Serra, no Rio Grande do Sul, na região da paleorrota.
Unaysaurus é o primeiro Prosauropoda descoberto no Brasil. Prosauropodas eram semi-bípedes, e estão relacionados com os saurópodes mais avançados que viriam posteriormente, e que incluem algumas das maiores criaturas que já caminharam sobre a Terra, como o Brachiosaurus.
O parente mais próximo do Unaysaurus não é da América do Sul, e esta intimamente relacionada com os plateossauros, que viveram há 210 milhões de anos atrás na Alemanha. Isso indica que as espécies foram capazes de migrar de maneira relativamente fácil através de Pangéia.
A nova espécie e gênero foram oficialmente descritas por Luciano A. Leal, Sergio A. K. Azevodo, Alexander W. A. Kellner e Átila A. S. da Rosa,2004 questão da revista científica Zootaxa.
O nome vem do Unaysaurus unay palavra (u-na-hee), que significa água negra na língua Tupi, que por sua vez, refere-se a Água Negra que é o nome da região onde o fóssil foi encontrado. E o nome da espécie tolentinoi é em homenagem ao Tolentino Marafiga, que descobriu o fóssil, ao lado de uma estrada em 1998.
Lembram de entrar no google para saber mais sobre eles.

Nenhum comentário:
Postar um comentário