sábado, 2 de março de 2013

Saturnalia tupiniquim

Ola amantes de dinos!!! Hoje vou falar sobre o segundo dinossauro brasileiro ele se chama Saturnalia tupiniquim confiram:

Saturnália é um gênero de dinossauro Saurischia muito primitivo, que viveu no Carniano no final do período Triássico (cerca de 225 milhões de anos atrás), tornando-se um dos mais antigos dinossauros já encontrado. Pode ter sido um dos Sauropodomorfos primitivos, um grupo que inclui ossaurópodes gigantes. Ele provavelmente tinha 1,5 metros de comprimento. Os restos poucos conhecidos desse gênero têm muitas características dos Prosauropodas, e ainda falta outras características compartilhadas por todos os dinossauros.


A natureza primitiva do Saturnália, combinado com sua mistura de Sauropodomorpha e características de terópode, torna difícil de classifica-lo. O paleontólogo Max Cardoso Langer e colegas (1999), na descrição do gênero, definiu como Sauropodomorpha. No entanto, em um artigo de 2003,Langer notou que as características de seu crânio e da mão eram mais semelhantes ao do grupo irmão dos Sauropodomorfos, os terópodes e que levaria o Saturnália na melhor das hipóteses ser considerado um membro da linhagem-tronco da Sauropodomorpha, e não um verdadeiro membro do grupo.
José Bonaparte e seus colegas, em um estudo de 2007, concluíram que o Saturnália é muito semelhante ao primitivo Saurischia Guaibassauro.Bonaparte colocou os dois na mesma família, Guaibasauridae. Como Langer, Bonaparte concluiu que essas formas podem ter sidoSauropodomorpha primitivo, ou um conjunto de formas de próximo ao ancestral comum dos Sauropodomorfos e terópodes. Em geral, Bonapartedescobriram que tanto o Saturnália e o Guaibassauro são mais semelhantes aos terópodes do que os Prosauropodas

holótipo foi descoberto em meados do verão no Sítio Paleontológico Sanga da AlemoaRio Grande do Sul, no Brasil, no Geoparque da Paleorrota, e descobertas adicionais foram feitas durante o Carnaval, que se acredita ter suas origens na festa do solstício do inverno romano, Saturno; o que deu origem ao nome em 1999, juntamente com uma palavra tupiniquim do português e guarani. O esqueleto parcial e referente a outras duas amostras, incluindo uma mandíbula e dentes também foram descobertos.


Olha pessoal não se esqueçam de entrar no google pois e de lá que pego informações!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário